Araçatuba realiza primeiro Seminário afro-indígena

A comunidade araçatubense vai se reunir, no próximo dia 30, a partir das 19h, para participar do 1º Seminário afro-indígena. O evento, que acontecerá na praça 9 de julho, que fica em frente à Câmara Municipal, é promovido pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Neab (Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígena de Araçatuba).

O Núcleo de Estudo Afro-Brasileiro e Indígena de Araçatuba (Neab), tem como missão a formulação de políticas visando à implementação da Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08 que instituem o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do município.

O Neab foi criado em 2011, por iniciativa do Fórum da Construção da Consciência Negra (FCCN) e da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba.

Ele é um programa de integração e inclusão étnico-racial, formado por docentes e membros da sociedade civil, bem como demais segmentos sociais interessados em debater e formular propostas para o desenvolvimento de ações afirmativas voltadas para a população afrodescendente da cidade.





APROFUNDAMENTO
Para aprofundar o entendimento da população sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, o NEAB e a Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba, estarão realizando o I Seminário Afro-Indígena de Araçatuba, buscando o envolvimento das escolas municipais, estaduais, particulares, universidades e faculdades do município de Araçatuba.

As palestras previstas no seminário deverão abordar a valorização da história e da cultura afro e indígena e da capoeira como um dos elementos de resistência da cultura afro no Brasil.

O seminário será realizado na Câmara Municipal de Araçatuba, que acaba de votar o Projeto de Lei criando o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Araçatuba, confirmando o compromisso do prefeito Cido Sério de incentivar a criação de espaços de elaboração de ações afirmativas e de políticas públicas voltadas para os segmentos sociais mais vulneráveis da população.

ATRAÇÕES
Durante o evento, será realizada uma Roda de Capoeira sob a coordenação do Mestre Marco Lima da Associação de Capoeira Liberdade Camará.

A Reserva Indígena de Braúna promoverá uma feira com artigos indígenas na Praça 9 de Julho, em frente à Câmara Municipal. Os participantes receberão um certificado de participação fornecido pela Secretaria de Educação de Araçatuba.





Deixe seu comentário