Dia Mundial do Diabetes terá atividades em praça de Araçatuba

Araçatuba terá, no próximo domingo (10), uma mobilização para realização exames de diabetes. Profissionais de saúde atenderão, gratuitamente, na praça João Pessoa, das 18h às 19h30. O evento é realizado pela APM (Associação Paulista de Medicina) e pela ADJ (Associação de Diabetes Juvenil) da região Noroeste Paulista, com apoio da Prefeitura de Araçatuba e da Unimed.

A Prefeitura de Araçatuba dará apoio com a presença das equipes do NES (Núcleo de Educação em Saúde) e do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), programas que fazem parte da SMSA (Secretaria Municipal de Saúde). A mobilização acontece para marcar a passagem do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro).





Neste dia, os médicos e enfermeiros realizarão gratuitamente testes de glicemia, cálculo do IMC (Índice da Massa Corporal), aferição de pressão arterial e medição da circunferência abdominal em todos os munícipes que forem ao local. Além disso, haverá som ambiente na praça durante todo o evento.

De acordo com o médico da SMSA, Daniel Martins Ferreira Júnior, é importante que todos estejam vestidos de azul, para sustentar a ação, que adotou a cor como padrão da campanha. Esta ação é um esforço em conjunto para educar e prevenir a população sobre o Diabetes.

“Atualmente estima-se que cinco mil pessoas sofrem com a doença no município. Além disso, dois mil deles são dependentes do uso de insulina”, explicou o médico.





Deixe seu comentário